O Centro de Controle Zoonoses de Campos terá apoio para identificar abandonos de animais por câmeras em vários pontos da cidade
O Centro de Controle Zoonoses de Campos apoia a Campanha de combate ao abandono e aos maus-tratos contra animais. Com a entrada do mês de Dezembro e o número alto de abandono de animais na cidade, o diretor Carlos Morales se reuniu com Cabo Alonsimar, secretário de Segurança Pública do Município, onde irá ser feito o monitoramento por câmeras em vários pontos da cidade para identificar pessoas que estão abandonando animais nas ruas.
Cuidar dos animais também é uma das preocupações do CCZ e infelizmente duras realidades de abandono de cães e gatos são constantes no Município, principalmente em épocas festivas. Buscando diminuir o índice dessas incidências, o Centro de Controle de Zoonoses adotará a Campanha “Dezembro Verde” e dará continuidade às ações educativas e agora por MONITORAMENTO POR CÂMERAS. Alertamos sobre o crime de abandono de animais.
As ações estratégicas para essa campanha levarão informações à população sobre as penalidades previstas da recente Lei nº 14.064/2020 (aumenta as penas cominadas ao crime de maus-tratos aos animais quando se tratar de cão ou gato, para reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda), o controle que o município faz e a conscientização sobre a posse responsável.
Os traumas de um abandono deixam várias cicatrizes na vida de um pet, por isso cuide e dê toda a atenção necessária ao seu animal de estimação: vacine, castre, não abandone, alimente corretamente e denuncie o abandono e os maus-tratos aos animais através do 190.
O Centro de Controle de Zoonoses conscientiza sobre o não abandono e esclarece que os animais a serem recolhidos pelo setor são aqueles doentes, feridos e que levam risco à população.
Outra solução seria adotar um cão ou um gato para dar amor, carinho e um novo lar ao animalzinho, assim, através desse ato de amor, além de tirar um bichinho da rua, você dá espaço a outro animal no canil no CCZ.
Abandonar animais é CRIME. Denuncie esta prática cruel! DENUNCIE 190 ou (22) 2723-1177