O Centro de Controle de Zoonoses de Campos dos Goytacazes, atribui RISCO BAIXO para transmissão de dengue

Todo trabalho de mapeamento de áreas com maior risco de propagação da dengue

 

O Centro de Controle de Zoonoses de Campos dos Goytacazes, atribui RISCO BAIXO para transmissão de Dengue, febre de Chikungunya e Zika vírus, ao trabalho desempenhado pelos agentes de combates as endemias e as decisões de enfrentamento contra os focos das larvas dos mosquitos transmissores.

 

Todo trabalho de mapeamento de áreas com maior risco de propagação da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, é feito através das OVITRAMPAS que simulam um ambiente perfeito para a procriação do mosquito.

 

“Um recipiente é preenchido com água, que fica parada, atraindo o mosquito’’. Nele, os pesquisadores inserem uma palheta de madeira, que facilita o recolhimento dos ovos da fêmea do Aedes. Desta forma conseguimos resultados muitos eficazes de mapeamento e distribuição das formas das ações a serem tomadas.

 

Todo trabalho de pulverização para o controle químico do vetor Aedes aegypti, são feitos através de BOMBAS COSTAIS. A bomba costal motorizada é um equipamento utilizado para o controle químico do vetor Aedes aegypti, bloqueando a transmissão quando houver notificação de casos de Dengue, Zika e Chikungunya.

 

Esse equipamento tem um custo menor no combate aos mosquitos. Sendo estes mais uma ferramenta para os agentes de combate as endemias. Hoje estando com ÍNDICE DE ALERTA CONSIDERADO BAIXO, não havendo no momento, a necessidade de utilização do uso do CARRO FUMACÊ.

 

Em comparação entre a bomba costal e o carro fumacê, encontramos um resultado muito maior e mais eficaz com a utilização da bomba costal. Pois diferentemente do carro fumacê, a aspersão do jato de inseticida da bomba costal, é direcionado aos vetores de forma mais adequada e mais direta. Em alguns bairros de nosso município, encontramos as espécies de mosquito Culex, Mansonia, Psorophora. Nenhuma delas são vetores de patógenos (Ou seja não causam doenças em seres humanos). Alguma dessas espécies, auxiliam no controle das larvas do Aedes aegypti. Pois são predadoras de larvas de outros mosquitos.

 

Em algumas localidades, o índice de infestação preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%. Sendo este considerado satisfatório. Sendo assim, O uso de carro fumacê se torna ineficaz, uma vez que atingirá outras espécies que, de certa forma, auxilia no controle da população do vetor da Dengue, Chikungunya e Zika.

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Iniciar Conversa
1
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olá! Obrigado pela visita ao Portal Oficial do CCZ - Secretaria Municipal de Saúde de Campos !!!