Além do controle populacional, a castração, que será gratuita, reduz o abandono do animal, que é crime, e reduz a transmissão de doenças
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, entregará à população, no próximo dia 11, duas Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel). Os veículos, adquiridos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através de emenda parlamentar, circularão pela cidade para a realização gratuita de cirurgias de esterilização. A inauguração será às 11h, no estacionamento do Shopping Boulevard, na BR 101. Na ocasião, o CCZ vai realizar mais uma etapa da campanha de vacinação antirrábica, nos dias 11 e 12, das 9h às 13h, além da feira de adoção de animais. A campanha integra o projeto “CCZ MAIS PERTO DE VOCÊ”. Além do controle populacional, a castração reduz o abandono do animal, que é crime. Também reduz a transmissão de doenças dos animais infectados para seres humanos, como a esporotricose e raiva.
Segundo o diretor do CCZ, Carlos Morales, as unidades, modelo trailer, já se encontram em Campos, há pelo menos dois meses e meio, devidamente emplacadas. “Para a inauguração, faltava legalizar os veículos, que já foram fiscalizados pela Vigilância Sanitária de Campos (VISA) e pelo Conselho de Veterinária do Rio de Janeiro”, explicou Morales, destacando que os veículos foram fabricados por uma empresa de São Fidélis.
A chegada das unidades foi celebrada pelo prefeito Wladimir Garotinho nas redes sociais. Para a inauguração, o prefeito convidou a deputada federal Soraya Santos, que teve aprovado na Câmara o projeto de lei 4206/2020, que proíbe tatuagens em animais com fins estéticos, além do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.
Os CastraMóveis possuem três salas, sendo uma pré-cirúrgica, uma cirúrgica e outra pós-cirúrgica. Cada unidade tem capacidade para realizar 10 castrações por dia em cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Morales disse que a ideia é oferecer outras 10 castrações no centro cirúrgico do CCZ, totalizando 30 cirurgias diárias. A equipe é formada por um coordenador, quatro veterinários, dois auxiliares e dois agentes de serviços gerais.
Para ser beneficiado pelo serviço, o interessado deverá fazer um pré-agendamento no site do CCZ (cczcampos.com.br), que será aberto no dia 11, após a inauguração. “A pessoa fará a inscrição e, a partir daí, iremos realizar uma triagem para identificar sua real necessidade. Vamos priorizar a população menos favorecida e aqueles que integram as associações protetoras de animais”, explicou Morales, ressaltando que o custo de uma cirurgia de castração na rede particular gira em torno de R$ 700 a R$ 900.
Ele disse ainda que, quando a atual gestão assumiu, havia verba para a aquisição dos veículos, mas o processo encontrava-se parado. “O município ia perder o dinheiro, que foi conseguido por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal, Cabo Daciolo”.