Ciclo de três palestras aconteceu no Teatro Trianon com a presença do prefeito Wladimir Garotinho e outras autoridades
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu um ciclo de palestra sobre prevenção e combate ao Assédio Moral e Sexual e Saúde Mental no Trabalho, direcionado à conscientização dos servidores do órgão. Realizado no auditório do Teatro Trianon, nesta terça-feira (31), o evento contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, do Procurador Geral, Roberto Lanes, do secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino, e do secretário de Agricultura, Agropecuária e Pesca, Almir Júnior.
O evento teve como palestrantes a advogada e secretária geral da Diretoria de Mulheres da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Rio), Priscilla Nunes, o advogado e vice-presidente da OAB/Campos, Cristiano Fagundes, além da médica e assessora chefe da Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Campos, Lana Maria Pereira. Eles passaram informações sobre os temas, visando combater situações de assédio na vida pessoal e institucional.
Ao abrir o evento, o diretor do CCZ, Carlos Morales, explicou que o ciclo de palestras atende recomendação do Ministério Público do Trabalho (MPT), por intermédio do procurador Rogério Almeida. Ele ressaltou que, desde janeiro, o órgão já vinha realizando reuniões, inicialmente semanal e depois mensal, sobre assédio moral e sexual e com objetivo de humanizar o trabalho dos servidores do órgão.
“Existe uma linha muito tênue entre a cobrança de atribuições e assédio moral. O ciclo de palestras está sendo importante para mostrar essa diferença para os servidores”, disse Morales, acrescentando que denúncias na gestão passada geram um inquérito no Ministério Público do Trabalho, que já foi concluído e arquivado, pois a prática do crime não foi confirmada, uma vez que não havia denunciante e nem denunciado.