Também terá vacinação antirrábica para cães e gatos com idade acima de quatro meses, das 9h às 13h, na sexta-feira.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará atuando com serviços de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, nesta quinta-feira (12), na localidade de Vila Nova, na Região Norte de Campos. Já na sexta-feira (13), além do combate ao mosquito, também haverá vacinação antirrábica para cães e gatos com idade acima de quatro meses. A atividade faz parte da terceira edição do “Prefeitura em Ação”, que acontece no sábado (14).
Entre o trabalho está a visita domiciliar e pulverização de larvicida com bomba costal, além da orientação à população para evitar qualquer situação em que possa haver acúmulo de água que favoreça a proliferação do mosquito. “A participação da população é essencial nessa luta”, disse o diretor do CCZ, Carlos Morales que acrescentou “vamos antecipar esses dois serviços que fazem parte da programação do Prefeitura em Ação”. Ao todo são 1.271 imóveis a serem visitados pelos Agentes de Combate às Endemias (ACEs).
“Manter uma boa higiene de quintais, calhas, bebedouros de animais, além de lixo e recicláveis adequadamente acondicionados são algumas das atitudes que fazem a diferença”, completa o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.
As atividades fazem parte do Programa “CCZ Mais Perto de Você”, que também conta com serviço de vacinação antirrábica, que será realizado na sexta-feira, das 9h às 13h, na praça principal da localidade. Devem ser vacinados cães e gatos com idade acima de quatro meses.
O animal deve ser levado para vacinar sempre por um adulto e em segurança. O cão deve estar devidamente com a guia e coleira, em caso de animal bravo, deve-se adotar a focinheira. Os gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas para evitar fugas.
O “Prefeitura em Ação” é um projeto que visa descentralizar os serviços públicos, levando programas do Governo de diferentes secretarias às comunidades e distritos no interior do município, facilitando o acesso da população.