A capacitação acontece nesta quinta-feira e sexta-feira no auditório da Fundenor, das 8h às 12h.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) irá promover a capacitação de supervisores gerais e de campo nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26) e nos dias 4 e 5 de março. O treinamento, que inclui palestras, tem como objetivo proporcionar aos profissionais aperfeiçoamento no processo de trabalho da vigilância em saúde ambiental no município.
A capacitação, intitulada de “Curso de qualificação profissional de saúde no manejo das Arboviroses”, acontecerá no auditório da Fundenor, nos altos do CCZ, e será ministrada pelo subcoordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores, Sílvio Pinheiro. Das 8h às 12h, os profissionais irão trabalhar temas como a organização, estruturação, operação de campo e arboviroses e seus vetores.
“O treinamento vai promover a abrangência de conhecimento de forma que esses profissionais que já atuam na área possam se requalificar e oferecer um trabalho de qualidade a toda sociedade de Campos”, disse o diretor do CCZ, Carlos Morales, salientando que o órgão está preparando um projeto, que será lançado nos próximos dias, para levar todos os serviços ofertados pelo CCZ para os bairros.
Neste primeiro momento, a expectativa é de 30 supervisores de campo e nove supervisores gerais participem da capacitação, que acontecerá de forma gradativa para outros setores do órgão, como, por exemplo, de Roedores, de Animais Peçonhentos, de Pets e Animais de Médio e Grande Porte.
“O objetivo do curso é propiciar no processo de aprendizagem a investigação de problemas de saúde e situação de risco e vulnerabilidade, bem como a reflexão sobre o processo de trabalho na vigilância em saúde ambiental no município onde atuam como agente de combate as endemias”, disse o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores, Claudemir Barcelos.