Agentes recolheram pneus em terrenos baldios e vacinaram animais contra a raiva
Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) participaram nesta segunda-feira (25) do mutirão de serviços na localidade da Lagoa de Cima. Além da aplicação da vacina antirrábica nos animais, o órgão fez recolhimento de pneus e demais objetos inservíveis em terrenos baldios à margem da via principal e na orla, evitando que sirvam de focos do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika vírus e da Chikungunya. O Prefeito Wladimir Garotinho acompanhando de perto as ações.
De acordo com informações do coordenador dos Serviços de Arbovirose, Claudemir Barcelos – que inclusive ajudou os agentes a embarcar pneus de caminhões descartados ao ar livre – o órgão atua em Lagoa de Cima com 18 agentes durante o mutirão.
“Estamos com uma grande equipe de 18 agentes e este número é suficiente para cobrir toda comunidade, tanto com informações preventivas para evitar a proliferação do mosquito transmissor, quanto com os serviços de campo, que é a coleta de material para exames, a vacinação de animais, a catação de objetos inservíveis e recolhimento de pneus, que são serviços importantes para evitar a proliferação do mosquito”, destacou Claudemir.