As ações acontecem das 8h às 12h de forma simultânea em 21 bairros mapeados pelo órgão
O Centro de Controle de Zoonoses – CCZ inicia, nesta quarta-feira (20), uma série de mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya no município. As ações acontecem das 8h às 12h, de forma simultânea em 21 bairros mapeados pelo órgão. Os mutirões se estenderão até sexta-feira (22).
Durante os mutirões, cerca de 230 agentes estarão vistoriando imóveis, terrenos baldios, praças e órgãos públicos com a finalidade de eliminar possíveis criadouros de foco do mosquito, além de orientar a população sobre os cuidados para manter o ambiente livre de focos do mosquito, principalmente neste período de verão que é propício a maior proliferação do inseto.
“Fizemos um levantamento e foi constatado que os focos, em sua maioria, estão dentro dos quintais das residências habitadas devido à caixa d’água destampada, bebedouros de animais, potes e outros inservíveis abandonados no entorno do imóvel e, por isso, faremos ações de modo informativo e obedecendo ao protocolo da Covid-19, pois não podemos permitir que o índice infestação e casos de Dengue, Zika e Chikungunya aumente na cidade”, disse o diretor do CCZ, Carlos Morales.
Os bairros que receberão os mutirões são: João Seixas; Chatuba; Parque Rosário; Parque Carlos Lacerda; Parque Rui Barbosa; Parque São Lino; Campo Limpo; Goitacazes; Parque do Prado; Flamboyant I; Flamboyant II; Parque Imperial; Penha; São Salvador; Parque Leopoldina; Sumaré; Pecuária; Nova Brasília; Barão do Rio Branco; Bonsucesso; Residencial da Lapa. Durante as ações também haverá recolhimento de inservíveis e caixas d’águas serão tampadas ou teladas, caso seja necessário.
Morales explica que o governo atual encontrou a cidade muito suja e que esses mutirões são apenas atividades iniciais e que, posteriormente aos mutirões, o CCZ irá fazer uma ação integrada com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e com a Subsecretaria de Meio Ambiente.