Os animais foram encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses e aguardam serem requeridos pelos proprietários após pagamento de taxa
Após tomar conhecimento de cavalos soltos em alguns pontos da cidade, a direção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) montou uma força tarefa e conseguiu capturar quatro animais. Dois deles foram localizados na Avenida 28 de Março, próximo à Cidade da Criança. Outros dois, na Avenida Alberto Lamego, nas proximidades da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
De acordo com o diretor do CCZ, Carlos Morales, um caminhão auxiliou na captura dos cavalos, que foram encaminhados para a sede do CCZ. Morales informou que os proprietários poderão requerer os animais após pagamento de taxa.
“Vamos dar continuidade a captura de cavalos soltos nas avenidas e ruas do município, mas pegamos a estrutura do órgão totalmente destruída. Estamos restaurando para dar prosseguimento aos trabalhos realizados pelo CCZ”, disse Morales.
Ainda segundo Morales, o objetivo com a ação é tornar o trabalho mais rígido, principalmente após rotineiros flagrantes e moradores reclamarem sobre os riscos de acidentes que os animais representam nas vias. “Solicitamos aos proprietários que acautelem os animais de forma adequada de modo que os mesmos não venham oferecer riscos no trânsito”, ressaltou.
Segundo o diretor, o CCZ está fazendo uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública, através da Central de Monitoramento, para que, assim que um animal abandonado for flagrado pelas câmeras do município, entre em contato com o o órgão através do número (22) 981265234.