Saúde recebe pesquisadoras da UFRS para avaliação de curso

As professoras coordenam o Projeto Saúde com Agente, destinado aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias

Visando traçar estratégias para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), o diretor de Atenção Básica do município, o médico Benedito Pereira Martins, e o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Morales, se reuniram com pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), nesta sexta-feira (5).

O encontro aconteceu no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As professoras Marilise Mesquita e Simone Gnoatto, que coordenam o Projeto Saúde com Agente, vieram a Campos para entender como o curso, que teve início em 9 de agosto do ano passado, está acontecendo no município, compreender as dificuldades e tentar buscar soluções para as demandas locais, junto aos gestores.

“Elas (pesquisadoras) vieram avaliar o andamento do projeto Saúde com Agente, no nosso município. Isso faz parte de um projeto maior de avaliação para ver o desdobramento e futuros cursos que virão para cá. Espero que o município tenha correspondido da melhor maneira possível”, disse Benedito.

Campos possui 242 agentes de endemias e 189 agentes de saúde e para o diretor do CCZ, Carlos Morales, essa requalificação é de suma importância para a formação desses profissionais. “Tenho certeza que nós teremos uma cidade totalmente modificada, a partir do momento que esses servidores estejam qualificados para que façam um melhor trabalho, principalmente no combate à dengue, chikungunya e zika”.

Simone Gnoatto, que é professora do curso de Farmácia, informou que esse projeto já atingiu 200 mil agentes de saúde no Brasil inteiro, em 5 mil municípios do país. “O objetivo desse projeto é dar uma formação técnica a esses agentes de saúde. Eles receberão a qualificação e o diploma. A proposta final é que esses agentes atuem na comunidade de uma maneira mais qualificada”, pontuou.

A professora de Saúde Coletiva, Marilise Mesquita, destaca que é necessária uma integração maior na rotina diária dos ACSs e os ACEs. “A gente acredita que investir na Atenção Primária em Saúde e na Atenção Básica é uma forma, não só de prevenir doenças, mas de economia para o município e para o Sistema Único de Saúde como um todo. Dessa forma, o curso traz muitos exemplos de atividades conjuntas e o ganho para a saúde da população é tremendo”.

A Agente de Combate às Endemias e coordenadora das aulas em Campos, Eva Maria de Almeida Braga, falou que o curso veio agregar muito na formação dos servidores. “Eu como aluna e servidora, vi a importância que esse curso, que era tão esperado por todos nós, teve na nossa qualificação. Esperamos que tenha continuidade”.

O Projeto Saúde com Agente é uma parceria da UFRGS com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), para oferecimento de curso técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os ACSs e curso técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os ACEs.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Iniciar Conversa
1
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olá! Obrigado pela visita ao Portal Oficial do CCZ - Secretaria Municipal de Saúde de Campos !!!